O 1º de Maio e sua representatividade para a evolução humana

O 1º de Maio e sua representatividade para a evolução humana

O dia 1º de Maio é de extrema relevância na história de desenvolvimento da humanidade. Na data em 1886, trabalhadores realizaram um grande movimento na cidade de Chicago, Estados Unidos, para reivindicar uma série de direitos que tornariam o trabalho mais humanizado, valorizando o indivíduo em primeiro lugar.

Entre as principais demandas, a mais famosa delas foi a redução de jornada de trabalho de 13 para 8 horas, por ser considerada abusiva para os padrões da época, que já apresentava no período evoluções que vinham se desenhando em praticamente todos os setores produtivos. O movimento, conhecido como a Revolta de Haymarket, ganhou o país e, mais tarde, o mundo.


As iniciativas levaram diversos países a reverem suas jornadas e demais legislações vigentes, relacionadas ao emprego e renda, com o intuito de prover condições de trabalho justas e dignas, valorizando a produção responsável e a qualidade de vida dos profissionais


No Brasil, o 1º de Maio só foi devidamente reconhecido em 26 de setembro de 1924 através de decreto assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. Além do nosso país, a data também é considerada feriado nacional nos EUA, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.


  • Valorizamos a data e os trabalhadores


Mas por que a Fepam está relembrando a data e mensurando a sua importância? Ora, simples: porque consideramos que o 1º de Maio, muito acima de ser uma data de repouso para os trabalhadores, um momento de reflexão para empregados e empresas, rememorando o quanto evoluímos como sociedade trabalhadora e como ainda temos a evoluir


Através de inúmeros esforços ao longo das décadas, de mãos que transformaram e construíram, crescemos como um todo. Como já diz o conhecido ditado: "o trabalho dignifica o homem!", um conceito que é facilmente percebido quando visto sob o prisma do crescimento pessoal, do orgulho em prover o alimento para a família e através do seu esforço, prosperar.

A Fepam Ferramentas promove este conceito ao longo de mais de três décadas, oferecendo ao mercado soluções em beneficiamento de madeira, como forma de promover o crescimento das empresas, mas acima de tudo, o desenvolvimento do profissional. Desejamos um bom descanso e reflexão para esta data, lembrando sempre que nos orgulhamos em fazer parte desta evolução.