Cuidados na afiação da Faca Reta para Desengrosso com Rasgo FE82

Cuidados na afiação da Faca Reta para Desengrosso com Rasgo FE82

As facas industriais, em especial a Faca Reta para Desengrosso com Rasgo FE82, são ferramentas muito utilizadas por diversas empresas que lidam com o beneficiamento da madeira.

Estas facas necessitam de um desenvolvimento especializado e de qualidade, com foco na entrega de rendimento e performance nos produtos finais. Sua fabricação é feita com uma liga de aço de alta qualidade tratados termicamente, o que entrega uma grande durabilidade para estas facas industriais.

Desta forma, mantê-las em bom estado de conservação é importante e tem relação direta com a produtividade e retorno financeiro da sua empresa. Uma das principais formas de manutenção de uma faca industrial está na sua afiação.

Ignorar o momento mais adequado na hora de afiar pode ocasionar perdas de produção, aumento de gastos com manutenção e consumo de energia, ou até mesmo a perda da ferramenta por quebra.

·         Cuidados na afiação da faca industrial

Trata-se de um procedimento de usinagem mecânica feito com uma ferramenta chamada de rebolo, que é formado por grãos abrasivos e por uma liga que fará contato com a faca, fazendo a remoção do material desta. Assim, sua lâmina volta a ficar afiada e pronta para utilização nos equipamentos de beneficiamento da madeira.

Entretanto, alguns cuidados básicos neste processo devem ser levados em consideração, com a maneira correta de retirar a lâmina do maquinário. Além disso, é necessária a utilização adequada de refrigeração no momento da usinagem, pois o processo gera calor excessivo em função do atrito. O choque térmico na faca pode ocasionar a trinca e até a quebra da ferramenta.

Após o procedimento, é aconselhável também verificar a situação da cabeça dos parafusos utilizados para prender a faca no equipamento, para que eles não fiquem acima do rasgo, além de utilizar um gabarito para pressionar a lâmina na altura correta do corte.

Ou seja, o cuidado com as facas industriais, em especial a Faca Reta para Desengrosso com Rasgo FE82, devem ser constantes. É necessário o acompanhamento frequente da condição estrutural da ferramenta e sua lâmina, além de atenção redobrada na hora da afiação.

A Fepam Ferramentas se coloca à disposição de empresas do segmento do beneficiamento da madeira através do desenvolvimento de facas, serras, fresas e demais ferramentas, além da prestação de diversos serviços em prol da performance e qualidade dos nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais!