Responsabilidade Ambiental Tratamento de efluentes

Responsabilidade Ambiental Tratamento de efluentes

O Tratamento de efluentes e o Meio Ambiente

 

O tratamento de efluentes realizado pelas empresas tem o objetivo de proteger todo o ecossistema ao redor da área da empresa, evitar o aparecimento de doenças e pragas, auxiliar no tratamento de despoluição de água, colaborar com a economia de recursos do poder público e permitir que resíduos sanitários e orgânicos, em estado sólido, possam ser destinados à compostagem e produção de adubos.

Você conhece os efluentes? São chamados assim os produtos, tanto os líquidos quanto gasosos, resultantes das ações humanas. Em geral, são separados em dois tipos: industriais e domésticos.

As chaminés industriais são as maiores emissoras de efluentes gasosos. Já os líquidos podem ter origens diversas, já que se trata de água envolvida em algum agente poluente, como matéria orgânica, compostos químicos e tóxicos.

Os efluentes precisam ser tratados para retornarem aos recursos hídricos. Se forem despejados diretamente, o impacto e o custo para sua recuperação é enorme.

Cada tipo de tratamento é indicado conforme a carga poluidora e os contaminantes. Os especialistas da área são quem coletam e realizam análises parâmetros que representam a carga orgânica e tóxica dos efluentes.

O primeiro remove os contaminantes através de reações químicas, separando o sólido do líquido. Já o segundo utiliza bactérias e microrganismo que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório.

Um local poluído pode causar prejuízos à saúde, influenciando na rotina das pessoas. Dessa forma, as empresas que não possuem licenciamento ambiental, podem perder financiamento, além de princípios responsabilidades socioambientais na execução de obras.

A população está cada vez mais preocupada com a responsabilidade ambiental do governo e das empresas. Por isso, se busca saber mais sobre as ações sustentáveis.

A Fepam Ferramentas é uma empresa preocupada com o meio ambiente e com o destino dos seus resíduos, possuindo descarte seletivo e tratamento de efluentes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas linhas de ferramentas.

 

Telefone: 51 3592.9952

fepam@fepamferramentas.com.br